5 de set. de 2011

Viaje na viagem - Livro de Ricardo Freire



Trechos retirados do livro de *Ricardo Freire 



     Toda viagem é uma extravagância...

     Seja você pobre, remediado ou rico, viajar sempre significa viver temporariamente muito além de suas posses. Esse é o barato — e o caro — de qualquer viagem. Multiplicando a diária do seu hotel por 30 você vai ver que na vida real nunca poderia pagar isso tudo de aluguel. Basta computar seus gastos diários com refeições para ter um treco imaginando quantos supermercados a mais daria para fazer no mês. Você pode até já ter se acostumado com o preço das passagens aéreas, mas se calcular quanto custa a hora afivelado naquela poltrona, você vai querer que uma máscara de oxigênio caia automaticamente do compartimento acima de sua cabeça. E isso vale para todo mundo...


  

   Mesmo assim, viajamos...

     Viajamos para fugir de tudo. E para ter saudade de casa. Viajamos para descansar. E para voltar mais cansados do que fomos. Viajamos para nos livrar das obrigações de todo dia. E para ter a obrigação de visitar dois museus e três monumentos todo dia. Viajamos para experimentar coisas diferentes... Para comprar o que não precisamos e pagar com o que não temos. Para entrar em igreja e andar de metrô. Para não entender os outdoors, para desobedecer alto-falantes e para nos equivocar com cardápios. Para gentilmente pedir a desconhecidos que tirem fotos que depois vamos obrigar os conhecidos a ver... Para na volta ter quilos de histórias para contar e toneladas de quilos para perder.
  ...Recompensa garantida: pouco a pouco você vai se tornando um sujeito “viajado”. E não existe nenhum adjetivo mais charmoso, nenhuma qualidade tão sem contra-indicações quanto ser “viajado”. Ser viajado é mais simpático do que ser “culto”, mais interessante do que ser “inteligente” — e quase tão bacana quanto ser “rico”.




*Ricardo Freire é ex-publicitário ( Os bordões: Não é assim uma Brastemp e, folha: Não dá pra não ler, são dele.), e escritor. Hoje dedica-se a matérias sobre turismo e é considerado uma referência no assunto. Este site; recheado de dicas ótimas, é dele http://www.viajenaviagem.com/. Passa lá!


4 comentários:

  1. Oi, Nadia! Vim retribuir sua visita! =)
    Adorei o post! E é verdade mesmo... viajamos para descansar e geralmente voltamos mais cansados! rsrs
    Adoro o blog do Ricardo Freire!
    Beijos
    Glenda Maria
    www.glitterglosseglamour.com

    ResponderExcluir
  2. Glenda, eu sempre consulto o blog dele tbém, tem dicas maravilhosas!!
    BJINHO

    ResponderExcluir
  3. OI Nádia, já li muitas dicas deles, bem legais por sinal.
    E não sabia que os bordões eram dele. Que legall

    Bjs
    http://www.trend-space.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OI!!! Viu que legal?!!! São frases que a gente nunca vai esquecer né?!

    Bjinhos!!

    ResponderExcluir